"o seu canal de esportes"

Espaço adequado para as aulas de Educação Física

Se fizessemos uma pergunta de onde seria o local apropriado para as aulas de Educação Física o que você responderia? Uma quadra, um ginásio poliesportivo, uma piscina, um moderno centro com todos os aparatos para realizar as atividades ou apenas um espaço livre? Bom, todas as respostas estariam corretas, porém, é necessário que os profissionais se adequem a sua realidade e o que tem a sua disposição. Partindo do pressuposto que o elemento principal da aula é o próprio corpo do aluno poderíamos desenvolver as aulas em qualquer espaço, desde a sala de aula ou o pátio da escola, por que não!!!
O problema é que muitos profissionais ou "leigos" apontam a falta de uma quadra como a principal razão para o não desenvolvimento das atividades. Certamente esses profissionais ainda tem uma visão centrada nas atividades esportivistas como conteúdo principal das aulas. È aquele negócio de 1º bimestre voleibol, segundo handebol, terceiro basquete e quarto futsal. Lembram-se disso? Infelizmente ainda nos deparamos com essa situação,isso não quer dizer que somos contra o esporte nas aulas, mas discordamos desse ser o único conteúdo das mesmas, sendo que atividades de coordenação, saúde, cooperativas e outros temas ficam sem espaço nas aulas.
Isso tem levado a várias Secretarias de educação a tomar posição de não colocar um profissional de Educação Física formado nas turmas iniciais, substituindo-os por pedagogos. Não queremos aqui questionar o conhecimento dos mesmos, mas sem duvida os conhecimentos necessários para o desenvolvimento motor das crinaças das séries iniciais compete sim ao profissional de Educação Física, direito esse garantido por lei e sem dúvida de direito. Talvez alguns profissionais precisam rever seus conceitos e buscar capacitação permanente para que seja explicito a sua necessidade na contribuição da educação.

Por Márcio Fernandes
Professor de Educação Física-UFMT
Pós-graduando em Nutrição e Performance Esportiva
CREF 282G/MT

0 comments:

Postar um comentário

DEIXE SUA MENSAGEM!!!