"o seu canal de esportes"

UAB se consolida em Colíder e abre vestibular para curso de administração


Angela Fogaça
Assessoria
O prefeito Celso Banazeski, juntamente com a secretária Teresa Mangolin e o coordenador da Unemat Giovane Maia, anunciaram hoje, em coletiva de imprensa, a abertura do primeiro curso da Universidade Aberta do Brasil (UAB). O pólo estava definido em Colíder desde 2009, funcionando na antiga escola São Vicente, mas precisou passar por vistorias. O que demorou também, segundo a secretária, foi a definição da entidade mantenedora, que será a Unemat.
“Está legitimado o funcionamento da UAB em nosso município e consideramos esse momento um grande marco na história de Colíder. O nosso campus da Unemat vai coordenar a implantação desses cursos que serão ofertados. Nesse primeiro semestre teremos o curso de bacharelado em Administração Pública. No segundo semestre, teremos três cursos de pós graduação: gestão pública, gestão municipal e gestão em saúde”, explicou a secretária Tereza Mangolin.
De acordo com o coordenador da Unemat, Giovane Maia, a Unemat entrou com a chancela de operacionalização de cursos via UAB.  As inscrições para o vestibular podem ser feitas no site da Unemat. Segundo Maia, essa consolidação da UAB no município vem somar e fortalecer os cursos oferecidos na Unemat pelo município, que são licenciatura em computação e Geografia.
Para o prefeito, a consolidação da UAB é uma vitória de toda a comunidade colidense. “Nós projetamos e buscamos fazer com que Colíder se tornasse pólo em ensino superior e estamos conseguindo. O avanço no número de cursos superiores implantados desde 2005 foi grande e a Universidade Aberta do Brasil é um sonho que se transformou em projeto e agora vira realidade”, destacou.
De acordo com o prefeito, além dos cursos já mencionados, estão praticamente acertados para o ano que vem através da UAB, os cursos de Pedagogia, Letras/Inglês e Física. Também há uma possibilidade de ser implantado os cursos de Artes e Música. De acordo com o prefeito, já foi feito um projeto para a construção do prédio próprio da Universidade Aberta do Brasil e na semana que vem ele estará em Brasília buscando recursos para esta obra.
 
 
Saiba mais: A UAB foi criada em 2005 e é uma parceria entre o MEC, estados e municípios; integrando cursos, pesquisas e programas de educação superior a distância. A proposta é que estados e municípios disponham de pólos presenciais com a oferta de bibliotecas, laboratórios pedagógicos e de informática, tutores presenciais para atendimento e sala para videoconferência.

Para se matricular em um curso é preciso ter concluído o ensino médio e fazer um vestibular presencial na universidade. A intenção da UAB é unir presencial e a distância, levando o ensino superior público para os municípios que não têm determinados cursos. A democratização do conhecimento, como o nome já diz, deve atender a todos os cidadãos e está regida pela Constituição Federal do Brasil. Até 2013, o sistema ampliará sua rede de cooperação para alcançar a totalidade das instituições públicas brasileiras de ensino superior e atender a 800 mil alunos por ano.

Fonte: colider.mt.gov.br

0 comments:

Postar um comentário

DEIXE SUA MENSAGEM!!!