"o seu canal de esportes"

Colíder é citada como exemplo a ser seguida em seminário do Fomenta MT

Colíder é citada como exemplo a ser seguida em seminário do Fomenta MT
Kelly Zanon
Assessoria
Tamanho do texto:
 O mercado de compras governamentais está cada vez mais aberto às micro e pequenas empresas (MPE) e aos Empreendedores Individuais (EI). Para incentivar esse processo, o SEBRAE em Mato Grosso promoveu o Fomenta 2012, seminário que orientou compradores e vendedores sobre os procedimentos legais e necessários a essa nova modalidade de compras.
 
O seminário no norte do Estado aconteceu na cidade de Alta Floresta na última sexta, 01 de junho, contando com a participação de aproximadamente 200 pessoas representando 10 municípios do norte do Estado. O município de Colíder também participou do seminário, representada pelo Secretário de Indústria e Comércio, Lourenço Aparecido Marani, o Secretário Adjunto de Planejamento, Emerson Francisco da Silva, que realizou uma apresentação sobre o cenário de compras governamentais da cidade de Colíder, representantes do departamento de Licitação da Prefeitura Municipal, além de aproximadamente 50 empresários, vindos de uma caravana organizada pelo SEBRAE e pela Prefeitura Municipal, através da Sala do Empreendedor de Colíder.
 
A cidade foi citada e usada como exemplo em todas as palestras realizadas durante o dia, por diversas autoridades ali presentes. “Colíder esta trabalhando desde 2006, sendo o primeiro município a implantar a lei geral. Com isso, ganhou 4 títulos estaduais e 2 títulos nacionais. Pessoas como o Prefeito Celso Banazeski que conseguiu tantos feitos para um município, como é o belo exemplo de Colíder, deviam servir de exemplo para a política brasileira. Colíder é exemplo de cidadania a ser seguido pelos demais municípios aqui hoje representados”, enfatizou a Coordenadora do MT Fomenta, Zaíra de Melo Pereira.
 
A programação do seminário incluiu ainda um painel com os organizadores e parceiros do Fomenta: Sebrae em Mato Grosso, Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ministério Público (MP) e um jurista nacional. Incluiu ainda a palestra Compras Governamentais como Fator de Desenvolvimento Local.
 
 Voltado a empreendedores, produtores rurais, prefeitos, secretários municipais, lideranças e representantes de instituições públicas, o Fomenta teve como objetivo orientar o setor público e privado para aplicação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. “Implementando a lei, proprietários de micro e pequenas empresas têm acesso a benefícios e facilidades, como preferência nas compras governamentais, desoneração tributária, facilitação do acesso ao crédito e mercado, entre outros. Colíder já mostrou que isso é possível, implantando a Lei e trabalhando em parceria com seus fornecedores”, explicou o palestrante convidado do SEBRAE, Jair Santana.
 
A coordenadora nacional dos Projetos de Desenvolvimento Territorial da Região Centro Oeste Lazara de Fátima Hungria Borges, também esteve presente no seminário, e falou que para o SEBRAE, é motivo de orgulho poder dizer que Colíder, é exemplo a ser seguido em todo o Brasil. “A prefeitura de Colíder desde o primeiro momento, abraçou, entendeu e tomou a iniciativa. Por que não adianta só entender e se conscientizar. Tem que ter atitude. Tem que fazer as coisas acontecerem. Não é fácil mudar os paradigmas, padrões, mas se tem força de vontade e união, é fácil por em prática. Colíder deu um bom exemplo, plantou bons frutos e agora colhe seus frutos. Sabemos que não é fácil colocar em prática tudo que aqui foi citado hoje, mas que não é impossível, pois se Colíder conseguiu, as demais cidades também conseguirão”, disse a coordenadora.
 
Vale ressaltar que Colíder foi a primeira cidade no Brasil a implantar a Lei Geral e a ter 90% das compras governamentais dos empreendedores do próprio município. Por isso foi citada em todas as palestras como modelo nacional a ser seguida.

0 comments:

Postar um comentário

DEIXE SUA MENSAGEM!!!