"o seu canal de esportes"

Prefeitura lança nesta terça construção de lago no Córrego Jaracatiá


Prefeitura lança nesta terça construção de lago no Córrego Jaracatiá
Angela
Assessoria
Tamanho do texto:
Nesta terça-feira, às 17:00h, o prefeito Celso Paulo Banazeski, acompanhado de secretários municipais, estudantes, entidades representativas e comunidade em geral, estarão lançando mais uma fase do projeto de recuperação do Córrego Jaracatiá, iniciado em 2005. Conforme o secretário de Infraestrutura, Obras e Urbanismo, Noboru Tomiyoshi, o governo municipal providenciou o projeto e buscou a legalização ambiental junto aos órgãos competentes. Recentemente ocorreu a aprovação do projeto e diante disso, a prefeitura lança a obra de construção de um lago, com finalidade de preservação ambiental e também recreativa, no sentido de provocar uma reflexão junto à comunidade sobre a necessidade de se ter uma responsabilidade ambiental e também tornar a área um local urbanizado.
“Será um local recreativo, onde as pessoas poderão fazer um passeio, caminhadas, trilhas, enfim, ter mais uma opção junto à natureza”, destacou o secretário. A revitalização do lago compreenderá o trecho da Avenida do Colonizador até a Rua Caiabis. A obra será iniciada com recursos próprios do município e conforme o andamento dos trabalhos também poderão ter inseridas emendas parlamentares para a continuidade da mesma. 
O córrego Jaracatiá, localizado centralmente na malha urbana, pela sua importância ambiental e também histórica, levou a gestão municipal a reverter o processo de degradação através do desenvolvimento da educação ambiental na comunidade escolar e local, sensibilizando os agentes envolvidos em sua degradação e executando o plano de recuperação de área degradada. A cidade de Colíder formou-se as margens do córrego Jaracatiá, o qual nasce nas proximidades da área urbana e corta a cidade longitudinalmente numa extensão aproximada de 9 km. Devido ao crescimento urbano e populacional, suas margens e nascentes foram desmatadas levando ao assoreamento e colocando em risco a sua existência. 
Neste sentido, o projeto pretende criar condições de utilização do rio como espaço de educação ambiental para a comunidade, tendo como pressuposto a responsabilidade, o dever e a integração entre a população e os poderes constituídos para a manutenção da área a ser recuperada, proporcionando à população atual e futura, um ambiente mais saudável e com melhor qualidade de vida. Em 2005 foi iniciado o plantio de árvores nativas na nascente, assim como de algumas espécies frutíferas.

0 comments:

Postar um comentário

DEIXE SUA MENSAGEM!!!